É cada vez mais comum, marcas automóveis de valor internacional, escolherem a paisagem portuguesa para fazer os seus anúncios criativos. Mas qual será o valor percepcionado pela marca cliente para optar pela marca Portugal e não pela marca do país de fabrico?
Todos conhecemos o historial do país para grandes eventos: Tratado de Lisboa, 2007, Mosteiro dos Jerónimos; New 7 wonders, 2007, Estádio da Luz; Euro 2004; Rock in Rio 2004, Parque da Bela Vista; Expo 98, Parque das Nações, etc.
Avaliando dois casos distintos, apresentamos de seguida um anúncio produzido para o automóvel Scirocco da marca Volkswagen, com diferentes planos de fundo da capital de Portugal, Lisboa.
Numa mais detalhada revisão, sabe-se que este automóvel é produzido actualmente pela fábrica Autoeuropa em Palmela, podendo-se prever que Portugal seria o local escolhido para as filmagens de um produto fabricado no próprio país.
Num outro prisma, a Aston Martin, outra marca bastante conceituada escolhe Portugal para fazer um anúncio recente a um dos seus produtos.
Para reforçar esta ideologia de anunciar em Portugal mesmo não produzindo, tenhamos em atenção o seguinte anúncio da Volvo, produzido no cenário da Serra da Estrela.
Nestes dois últimos casos, a marca optou por utilizar Portugal como cenário do anúncio independentemente do local de fabrico. Aparentemente não existe uma justificação standard para esta escolha, no entanto é justificada por técnicos de outras marcas da seguinte maneira:
- Cristina Rola justifica durante o lançamento mundial da 6.ª geração do BMW Série 5 Sedan que: “segundo a marca, a escolha da região de Lisboa prendeu-se com as previsões de bom tempo, as estradas melhoradas, a oferta hoteleira de elevada qualidade, a proximidade do Autódromo do Estoril para a realização dos ensaios desportivos, e a existência de um aeroporto internacional com boas ligações às principais capitais mundiais.” In Marketeer n.º 166 Maio 2010
- Takanori Takeshita justifica a escolha de Portugal para anunciar o novo Suzuki Alto: “Da primeira vez que aqui estivemos fomos muito bem recebidos, a equipa técnica portuguesa que foi recrutada foi excelente e além disso, Portugal continua a ter este belíssimo tempo que não podemos desperdiçar (…) havia outras localizações como o Sul de Espanha ou até mesmo a África do Sul, mas optámos por Portugal e estamos muito satisfeitos.”
Serão apenas estas as razões para anunciar em Portugal? Por vezes, e dadas as condições actuais menos positivas do nosso país, esquecemo-nos que outrora já fomos uma grande potencia mundial e que servíamos de exemplo a muitos. Acima de tudo Portugal além de país é uma marca que ainda colhe muitos frutos do seu passado, e provavelmente a nossa riqueza cultural é sem dúvida um factor decisivo para que outras grandes marcas escolham o nosso Portugal como cenário, beneficiando ambos para a promoção de um produto forte no mercado. No seguimento desta publicação, deixo um pequeno filme produzido num tempo actual de crise justificando o “porquê” da Finlândia dever investir em Portugal.
- Cristina Rola justifica durante o lançamento mundial da 6.ª geração do BMW Série 5 Sedan que: “segundo a marca, a escolha da região de Lisboa prendeu-se com as previsões de bom tempo, as estradas melhoradas, a oferta hoteleira de elevada qualidade, a proximidade do Autódromo do Estoril para a realização dos ensaios desportivos, e a existência de um aeroporto internacional com boas ligações às principais capitais mundiais.” In Marketeer n.º 166 Maio 2010
- Takanori Takeshita justifica a escolha de Portugal para anunciar o novo Suzuki Alto: “Da primeira vez que aqui estivemos fomos muito bem recebidos, a equipa técnica portuguesa que foi recrutada foi excelente e além disso, Portugal continua a ter este belíssimo tempo que não podemos desperdiçar (…) havia outras localizações como o Sul de Espanha ou até mesmo a África do Sul, mas optámos por Portugal e estamos muito satisfeitos.”
Serão apenas estas as razões para anunciar em Portugal? Por vezes, e dadas as condições actuais menos positivas do nosso país, esquecemo-nos que outrora já fomos uma grande potencia mundial e que servíamos de exemplo a muitos. Acima de tudo Portugal além de país é uma marca que ainda colhe muitos frutos do seu passado, e provavelmente a nossa riqueza cultural é sem dúvida um factor decisivo para que outras grandes marcas escolham o nosso Portugal como cenário, beneficiando ambos para a promoção de um produto forte no mercado. No seguimento desta publicação, deixo um pequeno filme produzido num tempo actual de crise justificando o “porquê” da Finlândia dever investir em Portugal.