discrição inicial

"O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. As empresas precisam também de comunicar com as partes interessadas actuais ou potenciais e com o público em geral. Para a maioria das empresas, o problema não é comunicar, mas sim o que dizer, como dizer, a quem dizer e com que frequência. Mas as comunicações tornaram-se cada vez mais difíceis à medida que um número crescente de empresas tem de berrar para atrair a atenção dividida do consumidor." (Philip Kotler, 2005)

10 de abril de 2011

Logótipo

O logótipo é uma representação gráfica da marca, como uma assinatura institucional. Como qualquer outra assinatura, esta necessita de seguir um padrão visual semelhante que a torne reconhecida ao longo dos tempos onde quer que seja vista.

Este conceito está directamente ligado à forma como uma marca é representada, seja por um desenho específico ou um tipo de letra. Algumas vezes este meio é o único a ser utilizado por uma empresa ou marca para serem identificadas no exterior. Por vezes, a imagem de uma marca é acompanhada também por uma mascote como já referi numa publicação anterior, tenhamos em conta o caso da McDonald’s, que recorre ao uso de um logótipo, um slogan e uma mascote, colocando-a assim em 6.º lugar no ranking de marcas mais globais do mundo.

Para se perceber um pouco melhor este conceito, tenhamos em atenção o exemplo seguinte, da evolução do logótipo da marca FIAT:
Toda esta introdução serve apenas para trazer um exemplo, daquilo que considero ser uma obra de arte como nunca foi feita. Logorama é uma curta-metragem animada, dirigida por François Alaux, Hervé de Crecy e Ludovic Houplain. Esta curta ganhou o Premio Kodak no Festival de Cannes em 2009 e mais recentemente o Óscar de melhor curta-metragem de animação em 2010. É composta por uma história feita apenas de mascotes e logótipos facilmente reconhecíveis nos dias de hoje. As personagens principais são dois polícias (mascotes da Michelin), que recebem uma chamada da ocorrência de um furto cometido por Ronald McDonald (mascote do McDonald’s). Tenhamos em atenção o trailer:
 

Logorama, foi uma produção como não há igual, certamente que as horas dedicadas em pesquisa e criatividade para que toda a envolvente fosse minimamente coerente, foram determinantes para o sucesso ilustrativo desta curta-metragem. Numa outra visão, ao observarmos atentamente este pequeno filme, podemos perceber o quanto as marcas fazem parte da nossa vida, pelo número de logótipos ou mascotes que conseguimos identificar facilmente. Tal como já referi, estas pequenas representações gráficas de determinadas empresas, ficam intrinsecamente interiorizadas em nós através de uma ligação puramente psicológica, que acaba por ser extremamente relevante no momento da compra.


3 de abril de 2011

Coca-Cola - O poder de uma marca

Porque é que a Coca-Cola é considerada a melhor marca do mundo segundo a Interbrand?
A Coca-Cola conta com 125 anos de tradição. Actualmente é comercializada em mais de 200 países. Sobreviveu a regras, à concorrência e outros factores externos. Foi bem posicionada e acima de tudo inovou.
Estatísticas à parte, o que faz com que o refrigerante mais bebido do mundo seja realmente especial?
Esta tão conhecida bebida, fortalece a sua imagem com a preocupação com tudo e com todos, baseando-se num único conceito, a felicidade! A marca é considerada para todas as idades, todos os estilos de vida, como diferente, irreverente e inovadora. Aposta em mercados novos e produtos novos. E numa visão mais ambiciosa a Coca-Cola, pretende até ganhar quota de mercado às águas e outras bebidas vulgarizadas, com o objectivo de ser um substituto de qualquer outra bebida, seja à refeição, após fazer exercício, ou simplesmente só porque sim.

A Coca-Cola apresenta sempre todos estes conceitos de maneira a que o público em geral se sinta afeiçoado e tocado pela marca, tenhamos em atenção os seguintes exemplos:
Coca-Cola - Situação do Mundo

Coca-Cola - Distribui Felicidade

Coca-Cola - Avatar

Coca-Cola - Natal 2010

Coca-Cola - O roubo

Coca-Cola - É minha!

Coca-Cola - Para todos, Para Sempre

Coca-Cola - Estás aqui para ser feliz

Coca-Cola - A fábrica da Felicidade
Nos diferentes anúncios podem verificar-se alterações nos slogans, como é habitual no processo de inovação de marca, mantendo sempre o conceito base. Hoje em dia ainda é possível, recordar um dos mais simples e imbatíveis slogans da história do refrigerante: “Sempre, Coca-Cola”; “Always, Coca-Cola”.

A preocupação constante com anúncios extremamente criativos, iniciativas de marketing diferentes de tudo o que já foi feito ou visto, permite uma notoriedade excelente da marca.
Além de uma revolução no conceito de Natal como o público o conhecia, muito para além de uma receita misteriosa com ingredientes secretos ou de guerrinhas com a concorrência, a Coca-Cola aposta em transmitir felicidade para todas as pessoas, as que consomem e não consomem, mas acima de tudo para aquelas que vêm e estão atentas à sua publicidade.