O conceito de Branding, serve para criar estruturas mentais, que ajudam o consumidor a organizar o seu conhecimento sobre um produto ou serviço, de maneira a tornar a tomada de decisão mais clarificada e esclarecida, gerando durante este processo valor à empresa.
Para que tal processo seja eficaz, deve-se ter em conta duas ferramentas importantes na gestão deste conceito, através de posicionamento e diferenciação. Em relação ao primeiro, o posicionamento, permite projectar o produto e a imagem da empresa que acabará por ocupar um lugar diferente e destacado na mente do público consumidor. Já em relação à diferenciação, este processo corresponde a gerir positivamente características inerentes ao produto, isto é, através de pontos-chave como a forma, características ou benefícios e qualidade de desempenho, servem para gerar uma identidade da marca.
Estes pontos são mais facilmente identificáveis em produtos tangíveis que têm mais facilidade de se diferenciar em relação aos restantes. Este processo de “ser diferente” dos produtos já conhecidos, serve para captar a atenção do consumidor na hora de tomar a decisão de compra. Tenhamos em atenção o seguinte filme explicativo:
Quais são as vantagens de Marketing que uma marca forte proporciona?
-Melhor percepção do desempenho do produto
-Maior fidelidade
-Menor vulnerabilidade às acções de marketing da concorrência
-Menor vulnerabilidade às crises de marketing
-Maiores margens
-Menos sensibilidade do consumidor aos aumentos de preço
-Maior cooperação e suporte comercial
-Mais eficácia das comunicações de marketing
-Oportunidades adicionais de extensão de marca.
Para se compreender melhor, porque é que o Branding é uma ferramenta de marketing essencial, tenhamos em atenção o exemplo da melhor marca com mais valor do mundo de acordo com a Interbrand:
A partir da próxima sexta feira, abordarei esta e todas as outras marcas do ranking de 2010 das "Best Global Brands"
